terça-feira, 1 de novembro de 2011

Ferramenta

Espero que estejam gostando dos relatos de experiência feitos por mim e pelos meus colegas da Pós-graduação de Tecnologias da Informação Aplicadas a Educação (#pgtiae2010) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Conhecer novas ferramentas e contar um pouco dessa experiência para vocês é compartilhar uma vivência. Queremos mostrar softwares que tenham uma proposta bacana e principalmente que possam ser utilizados em sala de aula com custo zero. Isso não é ótimo?!



Tríade: liberdade, iIgualdade e fraternidade O Tríade é um jogo eletrônico educativo, desenvolvido pelo grupo de pesquisa Comunidades Virtuais da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) cuja temática é a história da Revolução Francesa entre os anos de 1774 e 1793. O jogo é financiado pela FINEP e é totalmente gratuito. Tela inicial do Tríade O Tríade tem o papel de ser o mediador entre o conteúdo trabalhado em sala de aula e a vivência do ambiente do jogo pelos alunos. Os criadores do Tríade dizem que: “... o jogo possibilita um maior contato do jogador com a realidade social da época, possibilitando a construção de conhecimento em um espaço de aprendizagem diferente: o jogo”.

O Tríade tem ótimos personagens, cenários bem desenhados e uma trilha sonora apropriada para um jogo que se passa no século XVIII, logo sua qualidade impressiona. Um ponto importante de se mencionar é que o Tríade roda tanto no Windows quanto no Linux. Na página da Internet existe um link para download conforme o sistema operacional do seu computador. Achamos super válido a existência de dois arquivos que podem ser baixados com o jogo. O primeiro deles é um roteiro com todos os atos do jogo e o segundo são as orientações pedagógicas que os professores podem utilizar para planejar suas atividades com o Tríade em sala de aula.

Roteiro Orientações pedagógicas Para concluir a instalação do jogo você terá que aguardar algumas horas, pois ele é relativamente muito pesado com o tamanho de 233 MB. Para instalar o Tríade, é necessário que o computador tenha configurações mínimas de memória RAM, placa de vídeo e de espaço disponível no disco rígido. Dependendo do tempo de uso das máquinas do laboratório de informática, isso pode ser um ponto negativo já que a obsolescência dos computadores pode comprometer a utilização do jogo. O Tríade é fascinante, pois atende ao objetivo de facilitar o aprendizado de fatos históricos através do uso de jogos eletrônicos.

Poder “conhecer” e “conversar” com Rousseau e Voltaire é sem dúvida bem mais atrativo para os alunos da disciplina de História. Lembrando que o jogo deve ser um complemento do que é dito em sala de aula, ou seja, o Tríade deve ser utilizado pelos professores sempre aliado a uma proposta pedagógica. Uma ferramenta similar ao Tríade é a Revolta da Cabanagem. Este é um jogo desenvolvido pelo LaRV - Laboratório de Realidade Virtual da Faculdade de Engenharia de Computação da Universidade Federal do Pará. Sua temática é o movimento Cabano ocorrido no Pará no século XIX.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe!!!!